Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

António Boronha

António Boronha

18
Jul11

nos antípodas: japão e argentina

António Boronha

duas competições de importante dimensão no plano do futebol mundial têm chamado a nossa atenção durante estes quentes dias de julho, mais convidativos para um mergulho no mar do que para nos fixar, encafuados em casa, diante de um televisor assistindo aos caprichos da redondinha e dos seus tratadores: falo da 'copa américa', ainda a decorrer, envolvendo os principais seleccionados sul-americanos e o 'campeonato do mundo' de futebol feminino que ontem terminou na 'alemanha' com a surpreendente(?) vitória da equipa nipónica.

 

comecemos por este último para deixar sobre o mesmo uma nota encomiástica: excelente competição, grande evolução na generalidade de todos os seus participantes, salto qualitativo notável das capacidades físicas e técnicas das jogadoras em prova e melhoria considerável nas movimentações tácticas, com certeza por mérito dos treinadores e treinadoras envolvidos.

daqui a quatro anos haverá mais, ainda sem 'portugal', infelizmente, e seguramente melhor.

 

quanto à prova sul-americana...

uma completa desilusão até ao momento.

basta dizer o seguinte: das 8 selecções que acederam aos 'quartos', só o 'peru' (49º) justificou o favoritismo que o 'ranking' 'fifa' lhe concedia. bateu a 'colômbia', 54º classicado no mesmo.

nos restantes, o 10º, 'argentina' foi eliminado pelo 18º, 'uruguay',  o 5º, 'o pentacampeão do mundo 'brasil' afastado pelo 32º, 'paraguay' e o 27º, 'chile' pelo 69º, 'venezuela'.

razões para que tal tenha acontecido?...

só encontro uma. a falta de empenhamento (e de forma) dos craques sul-americanos, a maioria a jogar nas competitivas ligas europeias, que nesta altura do ano têm as pernas a pedir férias e a cabeça virada para os importantes compromissos dos seus clubes que dentro de poucos dias entram em competição a sério.

por isso...

daqui a 4 anos (ou a 2?...) haverá mais e, de certeza, pior.

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.